Reestruturação do time: papéis

Após a nossa primeira discussão sobre atribuições, o time funcional possui atribuições definidas, que são:

  • Oferecer plataformas e serviços digitais a projetos e times da comunidade;
  • Desenvolver soluções para atender as necessidades digitais da comunidade;
  • Gerenciar contas externas da comunidade, uma vez que não há outro time que o faça.

A discussão permanecerá aberta por mais tempo, um rascunho foi criado no GitHub.

É necessário definir os papéis, as posições para assumir as tarefas das atribuições do time.

  • Quais são os papéis dentro do time de infraestrutura?

Vamos abrir aqui a discussão, definir os papéis e pensar nos próximos passos para melhorar a comunicação, transparência e pensar na forma que os serviços que são prestados a comunidade.

Um grande abraço,
Geraldo Barros

2 Likes

Olá novamente,
Minha contribuição para essa discussão é:

Papéis

  • Administradores de Infraestrutura (atender a solicitações, implementar serviços e plataformas e gerenciar contas externas da comunidade);
  • Desenvolvedores/Programadores (desenvolver soluções para atender as necessidades digitais da comunidade).
4 Likes

Concordo com suas sugestões, Geraldo!
Pro tamanho atual da comunidade, esses dois papeis são mais que suficientes.

2 Likes

@zilmar, obrigado. :smiley:

E quais requisitos para ocupar algum desses papéis e por quanto tempo?

Minha opinião sobre os papéis:

Administradores de Infraestrutura (atender a solicitações, implementar serviços e plataformas e gerenciar contas externas da comunidade que outros times funcionais não estejam gerenciando (Ex: Redes sociais o time de Engajamento/Marketing seria o responsável por esse gerenciamento e etc));

Desenvolvedores/Programadores (desenvolver soluções para atender as necessidades digitais da comunidade).

@geraldobarros não vejo necessidade de limitar tempo nesse caso, acho bacana a rotatividade em posições de “liderança”, por exemplo se tiver algum “Facilitador/Coordenador” de Infra esse cargo rodar a cada 6 ou 12 meses entre os voluntários ativos naquela área

Perfeito, isso ficou definido nas atribuições.[quote=“felipez3r0, post:5, topic:10949”]
@geraldobarros não vejo necessidade de limitar tempo nesse caso, acho bacana a rotatividade em posições de “liderança”, por exemplo se tiver algum “Facilitador/Coordenador” de Infra esse cargo rodar a cada 6 ou 12 meses entre os voluntários ativos naquela área
[/quote]

Achei interessante a não necessidade de limitação de tempo para esses papéis. @felipez3r0, quais seriam o papel do líder nesse time, quais requisitos e tempo de permanência?

Eu acho interessante os times funcionais terem alguém no papel de facilitador/coordenador, alguém que possa ajudar quem está começando e dedicar um tempo maior para planejar atividades daquele time acionando os demais voluntários e ajudando a distribuir tarefas. Inclusive tem algo relacionado a isso no Playbook que foi traduzido:

Coordenadores de projetos devem estar em contato com as equipes da Mozilla para estabelecer e prover uma avaliação sobre os objetivos e atividades do grupo - pelo menos uma das pessoas deve se comunicar bem em Inglês.

1 Like

Continuem acompanhando o time de Web Services no tópico:

https://discourse.mozilla-community.org/t/mozilla-brasil-web-services-estamos-comecando/13049