[WoMoz Brasil] Tópico Oficial

Enquanto, não temos nossa subcategoria dentro do Brasil, vamos utilizar este tópico para discutir as informações do WoMoz Brasil.

Você encontrar mais informações sobre o projeto neste link [1].

[1] https://brazil.etherpad.mozilla.org/womozbrasil

Seja vinda(o) ao WoMoz o/

:smile:

3 Likes

Oi pessoal!
Passando pra divulgar o primeiro evento do WoMoz no Brasil :smiley:

O primeiro evento do WoMoz no Brasil acontecerá de 2 a 6 de março com encerramento no dia 8 e março na cidade de Gaurama-RS. Uma pequena cidade com apenas 5.800 habitantes aproximadamente que percebeu a importância de ensinar a web e está investindo nisso de diferentes formas. Entre elas a revitalização do telecentro da cidade em uma zona rural e o batismo digital de quase 10% de sua população. Este será sem dúvidas um evento que será lembrado por muito tempo em toda região.

Gaurama é uma cidade muito pequena no interior do Rio Grande do Sul, nela aproximadamente 40% da população mora na zona rural. Isso dificulta e muito o acesso da população à qualquer tipo de tecnologia. Nos últimos tempos os computadores e a internet tem chegado a casa dessas pessoas da zona rural porém por medo e receio eles acabam ficando restritos ao uso dos jovens que residem nas casas. Nós queremos mudar isso! Entendemos que todos devem ter acesso e saber como utilizar destas tecnologias, como quem geralmente passa mais tempo em casa é a mulher resolvemos começar por elas nosso batismo digital. Convidamos mais de 300 agricultoras que nunca tiveram acesso a um computador para uma oficina onde pretendemos tirar esse medo delas e no futuro as transformar em criadoras para web.

Serão 10 oficinas onde ensinaremos coisas como:

  • ligar o computador,
  • o que é um navegador,
  • como acessar uma página na internet,
  • mostrar “como uma página é feita” utilizando o X-Ray Goggles.

Está será apenas a primeira oficina delas, o primeiro contato deles com um computador e com a web, por isso vamos realizar um train the trainers com pessoas locais para dar continuidade ao trabalho fazendo que no futuro estas mulheres se tornem criadoras pra Web, utilizando todas as ferramentas que temos e eventualmente ferramentas futuras.

Oi suas lindas e lindos :smiley:
Estou encaminhando a
sugestão do Padula para fazermos uma maratona de edição e melhoria dos
artigos da Wikipedia sobre mulheres importantes na área da tecnologia.
Lembro que tinhamos comentado em fazer algo parecido na nossa primeira
reunião do WoMoz né? Senão me engano foi sugestão da Val :smiley: Acho essa
iniciativa super válida e queria saber se vocês topam ;DDD Estou meio
ocupada demais com a WoMoz Week aqui em Gaurama por isso gostaria de ver
se alguém de vocês pode encabeçar esta ideia o/ Estou copiando no
e-mail nossas novas voluntárias que se inscreveram na campus e pós
campus também - Sejam muiiito bem vindas(os) :DDD

Partiu fazer algo? ~~~~~<3

Segue e-mails do Padula :smiley:

Olá pessoal,
Vem aí o dia internacional da mulher e eu gostaria de convidar as meninas e demais interessados no tema para realizar uma maratorna de edição e melhoria de artigos da Wikipedia sobre mulheres imporantes na área da tecnologia e internet.

Creio que seria uma ótima oportunidade para estreitar relações entre a comunidade Mozilla e Wikimedia.

A idéia é fazer uma atividade on-line coordenada através de uma área da wikipedia com comunicação via IRC e Firefox Hello. As meninas também podem se organizar localmente para trabalhar juntas.

Quem topa a empreitada? Pretendo apoiar, o interessante é que vocês sejam as protagonistas da atividade.

Temos um grupo de educação e pesquina na Wikipédia, com o respaldo de varios professores e instituições.
Se toparam eu animo a ajudar com toda a minha força!!

1 Like

Oi Galera, vim aqui para dar um oi, dizer que fiquei sabendo de vocês pelo FISL e to afim de participar, me chamo Letícia (ou Flaneur) e venho explorando entre projetos diversos, eng, programação e criação colaborativa. Estamos ai :smiley:

2 Likes

Boa noite!

Vamos realizar alguns bate papos com os membros do time WoMoz Brasil e com novos interessad@s em participar e apoiar o projeto, pois 2016 está ai e temos planos lindos pela frente e precisamos de pessoas com garra e vontade de fazer acontecer conosco.

Criei uma agenda[1], a partir do dia 16/12, com horários de 15min para conversarmos e alinharmos nosso planejamento com cada um de vocês. A agenda é compartilhada entre mim e a Cynthia Pereira.

Temos um bom volume de inscritos na lista e nos demais canais de comunicação. Faremos o possível para atender todos ainda este ano :stuck_out_tongue:

[1] - https://calendly.com/cynthiazanoni/15min/12-16-2015

Bjs

1 Like