Retorno sobre a Reunião de Planejamento para o Latinoware 2016

Olá Mozillians!

Ontem, dia 18 de agosto de 2016, ocorreu a reunião sobre o Planejamento para o Latinoware 2016. A pad da reunião tem a pauta e as informações que foram discutidas nela.

Estiveram presentes: @cynthiapereira, @geraldobarros e @barros.

PS: A presente reunião não foi gravada, pela pouca participação(na qual não iria acontecer), porém tivemos um brainstorming importante que fez a reunião não necessitar ser adiada.

Na reunião foi informado que teríamos 5 slots na grade de palestras, sendo que, devido a solicitação da organização do Latinoware, um desses slots deveria ser de palestra indicada ou apresentada pela mozillian Rocio Meza da Mozilla Paraguay.

Com isso, discutimos possíveis temas para ocupar os slots que nos foram ofertados, e com isso achamos que esses seriam os melhores temas para as palestras para a Latinoware:

  • Webcompat
  • Test Pilot
  • Rust
  • Privacidade e Segurança

Foram também desenvolvidas propostas de palestras de acordo com esses temas e sugeridos os palestrantes para elas:

  • Compatibilidade Web – Resolva agora! ~ Geraldo Barros, Eduardo Barros
  • Adicione Super Poderes ao seu Firefox ~ João Paulo Polles, Eduardo Barros
  • Mergulhando em Rust ~ Dalmo V. Neto
  • Privacidade e Segurança na Web ~ Samuel Moraes, Cynthia Pereira

Todas essas propostas, com excessão da palestra de Privacidade e Segurança, foram baseadas em experimentos do Mozilla Activate.

Como não tivemos participação nesta reunião da comunidade da Mozilla Paraguay, nós fizemos uma sugestão de palestra para enviar à Rocio com título Envolva-se com a Mozilla,

Com isso, definimos que:

  • É necessário entrar em contato com a Rocio para que possamos ver sobre a palestra. Algo que eu farei.
  • É necessário também Criar um planejamento prévio com objetivos, métricas e programação clara, no qual o Geraldo irá fazer.

Teríamos um outro tema, que seria sobre para verificar as informações necessárias para a futura criação de um Bug Request de Budget e Swag, porém, adiamos para a próxima reunião, marcada para a próxima terça-feira, dia 23 de Agosto de 2016 às 22h45(BRT) e 21h45(PYT). Foi definida esse dia e horário devido a importância de o quanto antes verificarmos sobre essa questão. Para a definição desse horário utilizamos o mesmo doodle sobre a reunião passada em que a maioria poderia participar na terça e na quinta. A próxima reunião será gravada mesmo se tiver poucos participantes na mesma.

E é isso. Até terça-feira.

2 Likes

Tenho interessem participar do Latinoware. Posso ajudar a @rocio_meza_py em uma palestra que envolva o Envolva-se Mozilla.

1 Like

Excelente @Lenno :muscle:

1 Like

Lenno,

Então, por favor, preencha a pad e participe por favor da próxima reunião… :slight_smile:

1 Like

Ola,

algumas sugerencias (sugestões):

  • Definan temas primero y después piensen quién puede participar
  • Armen un plan B de participaciones, teniendo en cuenta distintas versiones de presupuesto (budget)
  • Años pasados hemos intentado armar con un colaborador de Brasil y uno de Paraguay cada palestra. @rocio_meza_py podrá decirnos si hay más personas que puedan/quieran participar en Paraguay

Muchas gracias por avanzar en este proceso

1 Like

Olá @deimidis,
Na reunião nós conversamos sobre os temas, pensamos em focar em Mozilla Activate pois faz parte dos focos de atividades da Mozilla atualmente, foi uma sugestão sua também, discutimos sobre outros temas também e definimos estes (estão documentados na pad da reunião):

  • Firefox Test Pilot
  • Web Compatibility Sprint
  • Segurança e Privacidade
  • Rust
  • Connected Devices
  • Engajamento

O que você acha desses temas?

É muito importante a comunidade do Paraguai desenvolver atividades conosco, o @jppcel esteve em contato com Rocio e outras comunidades provavelmente e pode nos dar feedback sobre a participação de outras comunidades.

@jppcel, nós temos uma data para enviar todas as propostas de palestras para o evento?

2 Likes

@geraldobarros A Organização da Latinoware tinha havia me dito para ser o quanto antes. Hoje me cobraram novamente e disseram que aguardarão o que será discutido na próxima reunião para poder enviar as propostas completas e com os seus palestrantes, portanto, assim que haver finalizado a reunião já estar repassando as propostas para eles.

1 Like

@jppcel, você pode entrar em contato com a comunidade do Paraguai e perguntar se eles tem novos temas e palestras para aplicarem? Ah, pergunte a eles também se eles querem palestrar conosco em nossas palestras.

Eu estou atualizando a pad reunião, acho que esquecemos de adicionar Connected Devices e Engajamento, talvez esquecemos de colocar Connected Devices porque não teríamos certeza de ter algum palestrante da área, mas a princípio vamos adicionar e depois pensamos em buscar algum palestrante, eu penso no @andrenatal, mas vamos deixar isto aberto a todas as comunidades.

2 Likes

Ola, si había leído los temas, que me parecen muy bien. Creo que es bueno basarse en los temas de la Activate Campaign.

Lo único que decía era que primero piensen las temáticas y una vez que estaos seguros de ellas avanzamos con las posibilidades de personas y diferentes opciones, @geraldobarros ya tienes experiencia en que los budgets request pueden ser largos y mejor tener opciones.

Con respecto a Connected Devices, sería una buena idea, pero habría que ver si existe un espacio como para taller (workshop) o son palestras

3 Likes

@geraldobarros, ao conversar com o pessoal do Paraguay, eles preferiram, ao invés da palestra de envolva-se, ter uma palestra de Localização do Firefox para o Guaraní. Comentei para ter a palestra tanto para a localização para o Guaraní quanto para o Português, para assim tentarmos ter a meta de ao menos um de cada país em cada palestra. Já adicionaram a proposta de palestra no pad, inclusive.

1 Like

Galera, colocando os pontos em tópicos para facilitar a compreensão e diálogo de todos:

  1. O tema principal será o “Activate Mozilla” e L10n com foco no FF Guarani (definido)
  2. Os participantes da comunidade PY serão Alcides, Rocio e Susan (definido)
  3. Os participantes da comunidade BR serão definidos segundo alguns critérios (Ver abaixo)

Critérios de participação (sugestão)
Para que não haja ruídos e desconfortos sugiro definirmos critérios de participação, por exemplo:

  1. Contato com a organização do evento
    Facilita a logística antes, durante e após o evento, acesso a informações, etc

  2. Conteúdo
    Pessoas que submeteram conteúdo referente aos temas definidos e/ou que participarão ou poderão apoiar outras atividades que serão realizadas.

  3. Custos
    Proximidade com o local do evento, custos em geral.

2 Likes

Bom, vou colocar isso na pauta da próxima reunião então para discutirmos sobre então. Acredito que até o @deimidis ache interessante ter esses critérios definidos para assim definir também quem entra no bug.

1 Like

Hola Guille… como charla se puede dar y hacer el taller en ese lapso de tiempo, porque si lo llamas taller o minicurso, se les cobra aparte a los participantes …

1 Like

En todas las actividades donde esté involucrado Mozilla, nosotros como comunidad PY vamos a acompañar :slight_smile:

1 Like

Olá a todos,

Obrigado pelo incrível trabalho! Baseado em nossos objetivos e programação, e consultando o @jppcel sobre as características do evento eu criei a pagina do evento no Reps Portal.

A página tem uma PRÉVIA dos objetivos, métricas (baseadas no Mozilla Activate), talks, oficinas e o staff, todo esse planejamento ainda pode sofrer alterações nas próximas reuniões, pois ainda será definido quem irá ao evento e confirmar se todos estão de acordo com as métricas e a programação.

O planejamento do budget request e logística está sendo feito baseado em todas as informações fixadas nas reuniões, será concluído em breve e compartilhado apenas com representantes/staff/conselho da Mozilla, pois lá contém informações pessoais e sensíveis dos voluntários que irão ao evento, nós precisamos proteger esses dados que não podem ficar abertos a todos.

Até logo… :smile:

Geraldo Barros

1 Like