Novo Site da Comunidade - Briefing

Bom dia, boa tarde, boa noite Mozillians!

Na última terça-feira ocorreu a reunião sobre o site da comunidade, e como foi definida nessa reunião, eu iria postar uma série de perguntas para definir o briefing do site que a comunidade necessita. Portanto, peço que todos os que quiserem responder o façam até o dia 04 de outubro de 2016 às 20h para que possamos assim continuar o processo para o desenvolvimento do novo site da comunidade.


1 - Informações sobre a comunidade

  • Quais as informações sobre a comunidade são pertinentes para o site? ( Ex: Informações de contatos com cada time, Informações sobre cada participante da comunidade, O que é a Mozilla, Como contribuir com a Mozilla…) Sua resposta é muito importante para definirmos a estrutura do site.
  • Como você gostaria que essas informações fossem apresentadas à você? (Ex: uma página única (single page), por áreas de interesse, em formato de blog)

2 - Calendário de Eventos

  • Como vocês acreditam que deve ser apresentado esse calendário? (Ex: calendário mensal, calendário anual, semanal, na pagina inicial ou uma especifica)
  • Que informações esse calendário deve conter? (Ex: localidade, horário, participantes…)
  • Como você gostaria que essas informações fossem apresentadas à você? (Ex: uma página única (single page), por áreas de interesse, em formato de blog)

###3 - Agenda de atividades / reuniões

  • Como vocês acreditam que deve ser apresentado esse calendário? (Ex: calendário mensal, calendário anual, semanal, na pagina inicial ou uma especifica)
  • Que informações esse calendário deve conter? (Ex: ferramenta utilizada (mumble / hangouts / vidyo), horário, participantes…)
  • Como você gostaria que essas informações fossem apresentadas à você? (Ex: uma página única (single page), por áreas de interesse, em formato de blog)

###4. Página sobre os times funcionais
####(Necessita ter mais informações com o Alinhamento do time de onboarding.)

  • Quais informações relevantes para apresentar o time funcional aos novos voluntários? (Ex: Pré-requisitos (disponibilidade, ser ou não da área técnica, tempo de contribuição, etc, Se há mentores / facilitadores / coordenadores, quais os canais para contatos, etc)
  • Como você gostaria que essas informações fossem apresentadas à você? (Ex: uma página única (single page), por áreas de interesse, em formato de blog)

###5. Página sobre projetos/campanhas em destaque

  • Quais informações relevantes os projetos/campanhas em destaque precisam ser apresentadas? (Ex: é uma campanha? (Qual é a deadline da campanha?) Descrição, quem contatar, etc)
  • Como você gostaria que essas informações fossem apresentadas à você? (Ex: uma página única (single page), por áreas de interesse, em formato de blog)

###6 - FAQ
####(perguntas frequentes)

  • Quais são as perguntas que você acha interessante em ter nessa seção? (Ex: “Eu era voluntário ativo e fiquei por algum bom tempo sem contribuir e agora quero voltar a contribuir. O que devo fazer?”)
  • Como você gostaria que essas informações fossem apresentadas à você? (Ex: uma página única (single page), por áreas de interesse, em formato de blog)

Por enquanto é isso e até.

#GoMozillians

2 Likes

Eu quero responder algumas dessas questões em breve, mas quero deixar o site da Mozilla Indonesia como exemplo.

2 Likes

É importante que todos respondam para depois que fizermos o site não haja divergências :heart:

1 Like

Achei bastante decente a estrutura, curti, vamos mandar bala!

1 Like

Boa João!

Segue minhas sugestões:

1 - Informações sobre a comunidade

  • Informações gerais da Mozilla e da comunidade brasileira
  • Informações de cada time redirecionando pra página de cada um.
  • Apresentação em single page

2 - Calendário de Eventos

  • Calendário mensal com informações gerais de horário e ferramenta de participação
  • widget ou single page

3 - Agenda de atividades / reuniões

  • acho que poderia ser agregado ao calendário de eventos

4 - Página sobre os times funcionais

  • exibir um roadmap (o que está sendo feito, o que está planejado, o que já foi feito)
  • instruções de como participar
  • single page

5 - Página sobre projetos/campanhas em destaque

  • blog

6 - FAQ

  • informações sobre as ferramentas de reunião
  • como criar conta no discourse, wiki, etc
2 Likes

Minha contribuição:

1 - Informações sobre a comunidade
Quais as informações sobre a comunidade são pertinentes para o site?

Informações gerais sobre a Mozilla e a comunidade brasileira
Informações sobre os times funcionais que temos aqui no Brasil, quais as formas de contribuir, o que é necessário e quem podem procurar para iniciar.

Acredito que pode ser uma página para cada time e outra para as informações da comunidade.

2 - Calendário de Eventos
Como vocês acreditam que deve ser apresentado esse calendário?
Que informações esse calendário deve conter? (Ex: localidade, horário, participantes…)

Aqui poderíamos pensar em alguma integração com a Wiki para carregar os eventos desse calendário. Eu acho que seria interessante um calendário anual com as informações gerais (assim como na Wiki)

3 - Agenda de atividades / reuniões
Talvez na página de cada time funcional, eles poderiam apontar quando realizam reuniões e formas de participar dessas reuniões.

4. Página sobre os times funcionais
Essa parte é bem importante, acredito que seria interessante detalhar tanto quanto for possível o funcionamento dos times, quais os pré-requisitos para ajudar naquela área, quem são as pessoas atualmente ativas nesses times, como entrar em contato, quando acontecem reuniões periódicas e como participar

5. Página sobre projetos/campanhas em destaque
Aqui talvez fosse interessante links para os sites das campanhas (devidamente localizadas) por exemplo na campanha do Activate poderia ter uma chamada e um link para o site em português com mais detalhes

6 - FAQ
Seria interessante se fosse um compilado de questões feitas pelas pessoas e as respostas da comunidade para essas questões. Algo do tipo: Tire suas dúvidas nesse tópico e vamos adicioná-las ao nosso FAQ para ajudar outras pessoas

Inicialmente o que eu queria comentar era isso :smiley:

1 Like

1 - Informações sobre a comunidade
Quais as informações sobre a comunidade são pertinentes para o site?
O que é a Mozilla, e sua missão.;
Como contribuir, algo com sumário, tipo o WhatCanIdoForMozilla, mas os que estão ativos hoje aqui no Brasil;
Contato dos times.

Como você gostaria que essas informações fossem apresentadas à você?
Página única. Não sei se o formato de blog seria bom. Pra informações do tipo, a gente tem o blog da comunidade.
Essa sugestão da Mozilla Indonesia eu curti.

2 - Calendário de Eventos

Como vocês acreditam que deve ser apresentado esse calendário?
Calendário Mensal, principalmente por localidade. O site do Mozilla Reps mostra isso de uma forma bacana.

Que informações esse calendário deve conter?
Localidade, responsáveis, site do evento, se existir. Mais uma vez, o site do Reps é bacana.

Como você gostaria que essas informações fossem apresentadas à você?
Página única

3 - Agenda de atividades / reuniões

Como vocês acreditam que deve ser apresentado esse calendário? (Ex: calendário mensal, calendário anual, semanal, na pagina inicial ou uma especifica)
Que informações esse calendário deve conter?
Ferramenta, utilizada (Ex: ferramenta utilizada (mumble / hangouts / vidyo), horário, participantes…)
Como você gostaria que essas informações fossem apresentadas à você?
Algo como o Google Calendar seria interessante? Me refiro ao app mobile, quando ele mostra no formato “schedule”.

4. Página sobre os times funcionais

Quais informações relevantes para apresentar o time funcional aos novos voluntários?
As sugestões do exemplo são bacanas.

Como você gostaria que essas informações fossem apresentadas à você?
Por áreas de interesse.

5. Página sobre projetos/campanhas em destaque

Quais informações relevantes os projetos/campanhas em destaque precisam ser apresentadas?
Descrição da campanha, como contribuir, ações realizadas, organizadores/responsáveis/participantes.

Como você gostaria que essas informações fossem apresentadas à você?
Página única.

6 - FAQ

Quais são as perguntas que você acha interessante em ter nessa seção?
“Não possuo os conhecimentos necessários, posso contribuir?”, “Não tenho muito tempo disponível, posso contribuir?” ou “Não tenho muito tempo disponível, posso contribuir apenas com XXX?”, “Quero organizar esse evento na minha cidade com ajuda da Mozilla, como proceder?”, “Não sei por onde começar, e agora?”.

Como você gostaria que essas informações fossem apresentadas à você?
Por áreas de interesse.

@jppcel o faq será geral da comunidade ou por projeto?

1 Like

A ideia que seja geral, mas se for necessário, podemos fazer ou em alguns projetos em específico ou em todos.

1 Like

Muito obrigado a todos pelas suas contribuições! Vamos dar uma revisada nisso na próxima reunião para finalizar o briefing completo.

#GoMozillians!

1 Like

Pessoal, vocês já viram o site da Mozilla Japão? Acho uma boa referência :relieved:

1 Like

Obrigado a todos que responderam :smiley:
Espero que não haja divergências no futuro :heart:

1 Like