Mozilla Brasil Web Services — Estamos começando…

Olá Mozillians,

Estamos começando no início deste ano o Mozilla Brasil Web Services, a ideia é um time altamente engajado em todas as tarefas relacionadas a gerenciamento e oferta de serviços digitais para a comunidade alinhado com o Community Ops.

Por muito tempo, o Samuel Moraes esteve envolvido diretamente com todas as tarefas relacionadas a infraestrutura, mas agora é necessário mais braços para apoiar o crescimento e as necessidades da comunidade.

Recentemente o nosso servidor teve problemas e ficou inativo por muitos dias, e isso impactou diretamente na organização das reuniões dos times, uma vez que dependemos de alguns serviços instalados no servidor da comunidade, logo foi necessário acesso de mais pessoas ao servidor para fazer manutenção e executar outras tarefas necessárias para manter os serviços atualizados e on-line.

Receberam acesso ao servidor para executar tarefas: Geraldo Barros, Cynthia Pereira, Fabio Beneditto, Thiago Policena e Zilmar de Souza Junior, que estão na comunidade há um bom tempo, que estão acompanhando e discutindo ações para criar um plano de ação que deve conter melhorias e novidades para nossos serviços, além de se conectar com o Community Ops regularmente para obter orientações.

Nós estamos escrevendo um plano de ação e vamos publicá-lo aqui para discussão até o final do mês, você pode participar com novas ideias e questões a serem trabalhadas.

Geraldo Barros
on Behalf of the Mozilla Brazil Web Services Team

9 Likes

Lembrando que a participação de todos com sugestões e ideias são fundamentais para que o trabalho seja eficiente e contemple os pontos que realmente são importantes para a comunidade.

7 Likes

Estamos abrindo nosso plano de ação para obter feedback ao longo desta semana, este plano inclui:

  • O que é o Web Services?
  • Proposta de implementação de soluções
  • Encerramento de serviços
  • Proposta de participação
  • SOP
  • FAQ

Próxima reunião…
Eu espero todos vocês na próxima segunda feira (30/01/2017), 22h (horário de Brasília) no Mumble da Mozilla Brasil para uma reunião aberta com a finalidade de obter feedback e debater os próximos passos para avançar o desenvolvimento do time. :wink:

Geraldo Barros
on Behalf of the Mozilla Brazil Web Services Team

6 Likes

Uma nota importante: Vamos receber feedbacks até 30/01 - 22h, discutir e finalizar a proposta na reunião. Envie seu feedback antes de 30/01 - 22h para garantir que ele seja discutido. :slight_smile:

3 Likes

Olá Mozillians,

Nossa reunião começa em 10 minutos no Mumble da Mozilla Brasil, se você precisa de ajuda para usar o Mumble, em alguns passos você pode se juntar a nós:

  1. Instale o Mumble no seu sistema.
  2. Vá para Servidor > Conectar > Adicionar Novo
  3. Adicione as informações de configuração:

Etiqueta: Mozilla Brasil
Endereço: mozillabrasil.org.br
Porta: 64738
Nome de usuário: [escolha um nome de usuário de sua preferência]

  1. Faça os demais passos a passos para configurar seu áudio e depois clique em Mozilla Brasil Web Services para se juntar ao nosso canal.

Se precisar de ajuda adicional, chegue ao nosso grupo no Telegram.

Até logo!

3 Likes

A nossa reunião começa agora e a nossa pad está pronta: https://public.etherpad-mozilla.org/p/webservices-br-30-01-2017

2 Likes

Super bacana a ideia de ter um plano de ação e um time para desafogar o Samuel. Acho que uma proposta que altera como a infra funciona e estabelece pessoas com acesso ou não a tal infra deveria ser discutida com mais gente e por mais tempo que uma semana. Essa thread aqui quase não teve respostas.

Para ter uma discussão ampla e aberta, seria legal avisar membros novos e antigos para se manifestarem aqui. Muita gente não observa o discourse com frequencia, isso não significa que eles não tenham opinião ou que tenham menos direitos que os outros.

Acho que vale msgs diretas para pessoas que são ativas na comunidade chamando elas para se discutirem sobre o plano. Tem muita coisa legal nessa ideia toda mas um processo mais amplo, mais longo leva a soluções mais democráticas onde todo mundo se sente parte da solução.

1 Like

Hi everybody!

Nossas notas estão na Etherpad e o audio chega em breve!

Tarefas prontas:

  • Feedbacks recebidos e discutidos por meio da reunião realizada hoje.
  • Feedbacks recebidos e discutidos ao longo da semana no documento do Plano de Ação.
2 Likes

O Discourse é o canal oficial de comunicação da comunidade, como definido há algum tempo atrás. Acho que é desnecessário ter que ir atrás de membros antigos ou novos.

Além disso, o tópico foi criado há mais de 14 dias e teve somente 9 curtidas. Não acredito que pingar alguém antigo mudaria isso. No meu ponto de vista, as pessoas que ainda tem interesse em construir algo dentro da comunidade Mozilla Brasil, passam por aqui pelo menos uma vez na semana.

O cenário ideal é que esse tópico tivesse milhares de respostas, mas só tem interação dos voluntários que se propuseram a fazer essa mudança basicamente.

Não tem como ficarmos postergando ações que são necessárias para a comunidade por ter que aguardar manifestação individual de voluntários, seja quem for.

De qualquer forma, as ações do time serão o mais transparente possível (onde puder ser aplicado transparência). Feedback sempre será bem-vindo e fundamental pra que a prestação de serviços só melhore.

5 Likes

Zilmar,

Só no intuito de dar feedback vou fazer uns comentários sobre um approach diferente.

Então, o próprio programa de Reps age diferente. Quando alguma mudança grande é proposta, eles dão mais tempo para que a informação se propague, inclusive indo atrás das pessoas nos grupos de Telegram (colocam pin em msgs com links pro discourse, falam pros mentores). Vários dos planos são construídos em etapas, em aberto, com muito tempo para comentários e feedback. Por exemplo, estamos discutindo o RepsNext a mais de um ano. Não que eu ache que a nossa discussão aqui precise levar tanto tempo, só acho que uma semana é tempo de menos.

Voluntários tem disponibilidade de tempo diferente e processos abertos são característicamente mais lentos. Tem gente que está aproveitando as férias. Tem voluntário que não olha o discourse toda semana, ou mesmo quando olha pode perder um tópico importante por desatenção mesmo. Entendo sinceramente que ninguém tem tempo pra ficar correndo ativamente atrás dos outros, porem com um pouco mais de tempo mais gente poderia acabar notando o tópico e opinando.

Ali em cima você cita que o tópico foi aberto a 14 dias porém o plano de ação só surge 8 dias atrás, então entre o plano de ação e a reunião e votação temos um período de uma semana.

Outra coisa que me preocupa são frases do tipo: “as pessoas que ainda tem interesse em construir algo dentro da comunidade Mozilla Brasil” pois isso transmite um julgamento de valor sobre as ações de outros voluntários, como se alguém que fosse menos engajado nesse canal aqui fosse menos importante. Sei que você está apenas expressando sua opinião porém voluntários são livres para ir e vir e engajam quando querem. Existem inúmeros voluntários mundo a fora que aproveitam Dezembro e Janeiro para estarem com suas familias e acabam ficando away. Eu mesmo fiquei Dezembro e metade de Janeiro fora…

Um artigo interessante é Push vs. Pull, & Why Being Transparent Isn’t Enough onde eles falam:

Que é uma conclusão compartilhada por muitos especialistas em transparência e ações de comunidade. Simplesmente postar algo online não é ser colaborativo. Existem outras etapas, inclusive entender por que tão poucas pessoas estão se engajando com tópicos tão importante como esse. Alias sobre esse tópico recomendo o livro the art of community.

Eu deixei meu comentário no doc do plano de ação, coisas bem simples sobre minha preocupação com contas de email e meu desejo que o planet seja mantido (Acho importante, descentralização é um dos objetivos da MoFo para o futuro).

1 Like

Alias, só continuando um pouco. Eu não estou falando que tem algo errado com o time ou com a ideia. É que o que está acontecendo aqui é:

  • grupo se reune → produz plano de ação → uma reunião para aprovar e iniciar os trabalhos

Enquanto na maioria dos projetos com práticas abertas acontece:

  • grupo se reune → produz rascunho de plano de ação → pessoas comentam → reunião para discussão dos comentários → produz novo plano de ação → pessoas comentam → nova reunião para discutir os comentários… e isso se repete até estar tudo sólido.

Nesse segundo caso existem um tempo para comentários e a reunião é para discussão sobre os comentários para então ver se o plano precisa ser revisto (pode não precisar). A própria Mozilla usa esse approach internamente para várias coisas (não para tudo). E enquanto as coisas não são aprovadas, esse time age de forma temporária se for necessário, não tem problema. Mas esse segundo processo é mais amplo, envolve mais gente.

Por exemplo basicamente quem comentou no plano de ação foi o Guillermo que é o community manager, os membros do time e eu que não faço parte do time. Além disso o Adriano comentou na reunião. É pouca gente, bem pouca.

Um dos segredos para uma comunidade saudável é fazer os membros se sentirem parte dos processos decisórios. As pessoas precisam não só receber material (processo participativo: onde o material é desenvolvido por poucos e passado para muitos para interação/discussão) mas sim precisam ter agência sobre as decisões, mesmo que seja simplesmente para concordar, fazer parte do processo de criação coletiva. Um processo colaborativo é longo e rigoroso mas o produto final é mais legal. Aqui tá outro link bacana participation vs collaboration.

Lembrando sempre que comentar no plano não significa necessariamente discordar mas sim fazer parte do processo.

1 Like

Olá!

Hay puntos de vista interesantes tanto en @zilmar como en lo que comenta @agarzia. Creo que los pasos ahora sería que los miembros actuales del equipo diseñen un cronograma de los pasos que quieren hacer y mientras tanto se puede seguir dando feedback en algunas de las cuestiones.

Por otro lado la discusión más larga: ¿Es Discourse el lugar para dar por entendido que todo aquel que quiso participar participó? Yo creo que debería serlo, aún no lo es. Tampoco creo que sea responsabilidad de cada una de las personas o equipos que están trabajando «pingear» a todos los que no han participado.

Pero en el período de transición hasta que Discourse esté en la costumbre de todos, podríamos dar más tiempo para algunas discusiones.

También otro punto importante: los planes de acción no deberían ser (y este equipo no lo plantea así) algo que no pueda ser cambiado posteriormente. Por lo tanto, mi propuesta es:

  1. Continuar con el diseño del plan
  2. Una vez diseñado, volver a dar un tiempo de feedback
  3. Accionar el plan.

El cronograma debe estar claro, así el equipo puede avanzar aún si no se consigue respuestas de todos.

2 Likes

É que na verdade, o que tenho percebido nesse tempo (quase 5 anos) é que há uma flutuação gigante de membros ativos na comunidade. Por ativo eu me refiro àqueles que fazem alguma ação, participam de determinado time/projeto e reportam nos canais de comunicação onde teoricamente todos os envolvidos estão (discourse e telegram, basicamente).

Existem muitas pessoas que estão alinhadas a Missão da Mozilla e desempenham atividades por conta própria, fazem talks, palestras, e outros. Algumas delas, embora estejam engajando, não estão alinhadas com a comunidade (o que é plenamente válido, pois a comunidade não é uma instituição). Logo, eu acredito que existem diversas ilhas pelo Brasil. O que é uma pena, porque poderíamos ter uma comunidade mais forte, concentrando esforços e trabalhando com uma força maior de pessoas.

Por isso, quando eu falo que “as pessoas que ainda tem interesse em construir algo dentro da comunidade Mozilla Brasil”, não estou realizando um julgamento e sim uma constatação, que ao meu ponto de vista é bem clara e óbvia. Hoje temos uma certa organização em volta do que chamamos de comunidade e várias outras pessoas que realizam projetos de forma independente.

Essa colocação nos força a relembrar que os times existentes hoje também são de voluntários, que estão se reunindo pros mais diversos objetivos com o intuito de tornar a comunidade um ambiente melhor, que proporcione um onboarding eficiente, que ofereça um portal adequado, que tenha times preparados para auxiliar novos voluntários, que seja possível alinhar-se facilmente com campanhas, e mais uma infinidade de coisas que podem ser citadas.

Só que pra tudo isso funcionar, não podemos nesse primeiro momento ter um processo moroso. Precisamos fazer uma ação estratégica, que tem por objetivo sanear serviços em desuso e deixar um ambiente propício pra um crescimento da comunidade. Entendo que seria ideal aplicarmos práticas abertas para discutir isso, mas nada nos impede de realizar ajustes ou implentar serviços posteriormente, baseando as ações no feedback do pessoal que utiliza/quer utilizar.

Zilmar, concordo bastante com você nisso. Acho inclusive que vai além disso com grupos de pessoas colaborando entre si porém se misturando pouco com outros grupos por diversas razões. Existe um problema no reportar o que é feito, o próprio programa de Reps já reconheceu que o sistema atual de relatórios não funciona como deveria, existem várias ações que não são possíveis de reportar naquele sistema.

Acho super legal esses toques que você está dando pois traz a tona uma das dificuldades atuais da comunidade onde vários membros não tomam conhecimento do que os outros estão fazendo, o que dá muita margem para achismos e fofocas. Talvez fosse bacana instituirmos mais a cultura de compartilhar mais as histórias e experiências uns dos outros, talvez isso ajude a sanar vários problemas de comunicação existentes.

Estamos fugindo da thread original então queria propor uma coisa se você concordar. Que tal levarmos essa nossa conversa para uma outra thread e levantarmos quais coisas seriam legais para que as diversas pessoas da comunidade possam conhecer mais sobre os projetos uns dos outros? Vou criar a thread agora e te marcar lá ok? Não quero ficar dando hijack aqui com um assunto periférico.

2 Likes