Início da definição processo de Onboarding da Comunidade Mozilla Brasil

@mchagas, vamos ao trabalho.

Primeiro é importante garantir uma documentação para esses times existentes, depois podemos criar uma documentação dos projetos globais, aqueles que não existe um sólido time de contribuidores ligados a comunidade.

Vou marcar algumas pessoas relacionadas aos times aqui, assim eles podem discutir com suas equipes e nos dar feedback para seguir melhorando aqui.

SUMO: @thiagopolicena, @Jhonatas, @cynthiapereira
MDN: @meldenne, @ouesten
L10N: @mchagas
MLN: eu mesmo

O que vocês acham de começar a criar uma documentação baseada nesse layout para facilitar o engajamento de voluntários em seus times?

Olhe também para este modelo criado para engajamento de pessoas na rede de Mozilla Clubs, é um ótimo exemplo.

3 Likes

Perfeito Geraldo,

Vou começar a construir o do time de L10n, assim que finalizar já coloco em discussão e quando a galera aprovar, disponibilizo aqui.

Abraço,

1 Like

A documentação sobre Mozilla Clubs está pronta. :slight_smile:

https://wiki.mozilla.org/Brasil/Mozilla_Leadership_Network/Mozilla_Clubs

2 Likes

Eu estou aproveitando e limpando as paginas desatualizadas de projetos da Wiki da Mozilla Brasil, muitas paginas foram criadas e estão limpas, sem conteúdo, ainda assim outras não precisam ser mais linkadas na pagina inicial, porque os projetos não existem mais.

Isto pode melhorar o processo de onboading e não deixa os voluntários confusos assim que eles estão a bordo!

1 Like

@felipez3r0, o que você acha de trabalharmos hoje para criar uma documentação de engajamento para Mozilla Campus Clubs? E assim que estiver pronta, adicionamos na wiki.

3 Likes

Achei o layout muito bom @geraldobarros, vou fazer a documentação do time de Engajamento.

1 Like

Legal pessoal! Fico feliz que está andando. :smile:

Quais times que ainda faltam documentar? Depois de todos documentados, iremos unificar essas documentações na Wiki do Onboarding?

Estive pensando e não sei se vale a gente correr atrás do What Can I do For Mozilla. É uma página muito legal, porém tem muito projeto que nossa comunidade não trabalha. Acho que poderíamos focar em ajudar o nosso site mesmo, e assim ligando o site com o nosso Onboarding. O que acham @geraldobarros, @mchagas…? Mesmo assim: site do mantedor do What Can I do For Mozilla, e o repositório do site.

1 Like

Jaime,

Eu acredito que o melhor local para ficar a documentação de engajamento de cada time é em suas próprias paginas na wiki, assim o time fica com a responsabilidade de manter atualizado e a pagina de onboarding se conecta com a pagina principal de cada time.

Outra questão aqui é começar a definir o que é um time funcional da comunidade focado em uma área/projeto da Mozilla e o que é um projeto ainda não suportado pela comunidade, que no caso não há um grupo formado de pessoas interessadas em trabalhar como um time funcional.

Exemplo

Time funcional: Suporte
Projeto e área não suportada pela nossa comunidade: Garantia de Qualidade

Eu acredito que cada time da comunidade pode criar suas documentações e forma de engajamento, e no caso dos projetos ainda não suportados podemos consultar a forma de engajamento nesses projetos e criar uma documentação de engajamento em português, e deixar claro na documentação que ainda não há um time funcional aqui na comunidade.

O que vocês acham?

2 Likes

Vamos sim! Acho super importante :smiley:

Pronto, pagina criada e guia também, veja se está bom essa documentação, você pode fazer alterações lá também. :smile:

1 Like

Criei algumas issues no nosso GitHub @geraldobarros: https://github.com/mozillabrasil/onboarding/issues

Caso achem que falta alguma tarefa, por favor, não deixem de adicionar por lá também. Peço uma revisão nas tarefas também, pois acabei adicionando meio rápido. Até breve!

2 Likes

@jaimemaretoli, boa ideia, vamos trabalhando no GitHub.

Nota rápida
Como parte do nosso trabalho, estamos fazendo a atualização da pagina Participe, com os times funcionais, programas e campanhas da comunidade, este é um trabalho que nunca termina, pois sempre novos projetos e programas estão chegando a comunidade.

@jaimemaretoli, é necessário criar um SOP para a onboarding.

1 Like