Identidade Visual

Olá incríveis,

Discutimos em nossa reunião de reestruturação sobre a criação de identidade visual para o time brasileiro, que será utilizado no sistema de reconhecimento, eventos e ações de marketing.

Nós precisamos da sua ideia, da sua opinião…

Aqui temos algumas coisas que você pode adicionar nesta pad para começar o brainstorm:

  • Como você queria o logotipo do SUMO? (Ex: Eu queria que o logotipo do SUMO tivesse um Super Herói!)
  • Tem referência, exemplo e links de coisas semelhantes? (Link de uma imagem, logotipo existente, paleta de cores…)
  • Já criou um esboço? Colocou a sua ideia em prática? Acredita que precisa ser refinada? Adicione links!

Abraços!
Geraldo Barros

7 Likes

@geraldobarros Obrigada por abrir o tópico.

Já coloquei minhas considerações na pad.

1 Like

É muito legal a ideia, mas na prática, existe essa necessidade? Qual é o valor que a criação de um logotipo para um time trará pra comunidade? Além do mais, outras comunidades em outros países possuem logotipos para times isolados?
A Mozilla possui um logo para essa finalidade de forma global, e até é a raposa como super herói, mas eu não conheço algo local, por isso estou falando. A coisa mais “pessoal” que existe sobre isso é um open badge de Localizer (que nem é SUMO diretamente).
No Pad o @zilmar fez referência a dois logotipos de comunidades que são bem legais, mas são os logotipos das comunidades todas e não só do time de SUMO/L10N delas.
Meu posicionamento não é contra a criação e sim o levantamento do valor da ideia…

A necessidade surgiu a partir do desenvolvimento da política de reconhecimento do SUMO, que visa fomentar a participação de novos contribuidores e manter aqueles ativos sempre presentes.

A comunidade global possui uma logo personalizada. A ideia é seguir a mesma linha para identificar a contribuição do voluntário no âmbito da comunidade e criar uma equipe em sintonia e unida.

3 Likes

Então, mas ao que me parece, um “reconhecimento” se resumiria a um badge, como você colocou no Pad. Um Badge não é só um logo, é um pouco mais que isso… E no meu ponto de vista um badge além de importantíssimo tem mais valor se o mundo todo aderir… Poderia ser usada a iniciativa pra incentivar diversos colaboradores do mundo todo com o Badge… E tipo a nível de swag em si, a pessoa colaborou com suporte para a Mozilla no seu todo, então teria mais valor um swag oficial global, teria mais visibilidade para quem não é do SUMO ainda(IMHO). Por exemplo, eu acharia muito mais foda receber uma caneca Mozilla ou até mesmo Mozilla Brasil do que só do time, afinal eu enquanto colaborador, faço parte de um todo muito maior…
Novamente, meu posicionamento não é contra a criação do logo para o time e sim o levantamento do valor da ideia, acho que tem potencial e estou aumentando o brainstorm…

Sim, entendi tua posição. :))))
Os swags não serão somente do SUMO, também terá coisas da Mozilla, a maioria na verdade. A criação dessa identidade é pra identificar o time em si, assim como temos coisas específicas da MDN, clubes, etc. E nesse gancho entra as swags próprias do SUMO que historicamente ficava mais nas sombras de grandes projetos.

2 Likes

Como o Zilmar explanou é exatamente isso.
O conceito por trás de uma identidade visual própria é fortalecer em quanto time funcional. A ideia de criar uma identidade visual e swags próprios, além de uma outra série de sugestões partir dos próprio managers do time global do SUMO. A intenção não é criar segregação, de jeito nenhum. E sim ter algo que nos represente enquanto time.

3 Likes

O meu ponto é um pouco mais abstrato e global…
Entendo o fato de ter ficado na sombra de grandes projetos e tal e entendo o lance do reconhecimento em si… Porém SUMO nunca é “local” (por mais que pareça) é sempre uma parada global. Pergunto isso pelo fato de ainda não ter visto nada como isso a nível global… Alguma comunidade precisou fazer isso? Se fez, deu certo? Ou até, alguém fez? Eu acho maneiríssimo, mas não consigo encontrar essa necessidade em um time dentro do todo global e ao mesmo tempo não classifico MDN e Clubes como algo parecido. Tanto a MDN e os Clubes tem vida própria, não dependem de nada, nem da própria Mozilla… Já o SUMO/L10N tem uma “cadeia hierárquica global”… Imagine que a Mozilla precisa criar o conteúdo/produto pra que ele seja replicado pelo time globalmente, ou seja, não tem vida própria, se alguém aqui “em baixo” fez algo, fez para o todo, para o globo, por mais que seja só em PT-BR.
Num Clube ou na MDN não é assim. Estou errado?

Porém, isso é uma comunidade, se a comunidade toda decidir que sim, existe a necessidade da criação de uma marca para o time, bora criar…

Acho que seremos pioneiros :smile:

2 Likes

Ser pioneiro <> Ter valor

Mas ok, se isso for acontecer, me manda um ping sobre a reunião.
Brigadú <3

Lembrando que dia 19 de novembro (aka “Dia da decisão do logo”) está chegando, seria legal se a deadline para lançamento coincidisse :))

3 Likes